Como Fazer Exercícios Durante a Noite

Enquanto a cidade dorme, muita gente entra e sai das academias. Saiba mais sobre os benefícios desta onda e configurações vitais para não danificar ou dormir.

Concedido aos cientistas norte-americanos Jeffrey C. Hall, Michael Rosbash e Michael W. Young, o Prêmio Nobel de Medicina 2017 aqueceu uma longa trajetória: a influência de dois movimentos de organismos terrestres, dois seres vivos.

As pesquisas desse trio, sem obstáculos, a princípios dos anos setenta, foram essenciais para entender a nenhum nível molecular como funciona o nosso relógio biológico.

E, mesmo assim, demonstram por que há vezes que são mais propícias ao descanso, ou, pelo contrário, ao exercício físico.

Acontece que o nosso ritmo circadiano (ou nome técnico do sloginho interno), não parece ter sido ajustado para a rotina de uma grande parte da população mundial.

E não estamos falando apenas daqueles que estão cansados de imaginar ou despertar para tocar seu filho, sob o sol ou não podem dormir antes da meia-noite.

Com a agenda cheia, muita gente tem que fazer o tempo de processamento e, na impossibilidade de se adequar os exercícios não comerciais, a solução é deixar as horas finais até o amanhecer.

A primeira academia brasileira de 24 horas, surgiu, em 2006, as necessidades dos estudantes universitários que também trabalhavam.
Como Fazer Exercícios Durante a Noite


"Até então, esses alunos não conseguiram terminar nem aquecer antes de que parece alarme ou fechasse a unidade em Guarulhos", conta o educador físico Eduardo Gusmão, gerente da Academia Gaviões 24h - Paulista.

Como é, quase não gravava a música correta todos os dias, ou para que o fluxo não estabelecido aumentará de 30 a 40% durante as férias, quando o público podia acompanhar um treino mais facilmente. Qual a saída? Estender a jornada de trabalho em sala de fitness.

"Graças ao crescimento do movimento em horários alternativos, é comum encontrar unidades que abrem suas portas às 5 da manhã e fecham ou se registram em torno de 1 hora da manhã", afirma Richard Bilton, presidente da rede de academias Cia Athletica e diretor da Associação de Academias.

"Se nos lembrarmos dos anos 90, ou as horas de trabalho mais comuns eram de 7 am a 9 pm, e apenas de segunda a sexta-feira", completa Bilton. Sim, hoje em dia há cada vez mais gente que trabalha aos fins-de-semana e vai treinar à noite.

Só que desta demanda, levantou algumas questões. O primeiro foi o suposto impacto negativo, não o sono. Afinal, a atividade física confrontada com a liberação de adrenalina e outros estimulantes naturais, ou que produziria, insônia e cansaço no dia seguinte.

Estudo após estudo, neste artigo, ou o medo não parece ter notado. O exercício pode até mesmo ajudar a sua casa.

Em uma experiência com 17 homens saudáveis, ou o professor de educação física Marco Túlio de Melo, da Universidade Federal de Minas Gerais, verificou-se que o exercício físico moderado, o mesmo fato após o pôr do sol, promove a liberação de uma grande quantidade de substâncias relaxantes. "Só leva até duas horas para que o corpo volte a um ritmo e temperatura normais", adverte.

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Jyväskylä, na Finlândia, foi ainda mais longe: segundo eles, mesmo as modalidades vigorosas não disminuirían as horas na cama.

E observem que 11 voluntários de ambos os sexos foram induzidos a inserir noites de descanso total e sessões intensas de bicicleta ergométrica duas horas antes dirigidas para a sala.

Ao final do seguimento, os pedais não fizeram nenhuma diferença significativa, apesar de que têm um batimento cardíaco unificador alto em repouso - o que poderia afetar a profundidade do sono.

Manual de exercícios noturnos


O mandamento de respeitar aqui é o de treinar à noite, já que não passa por alto o sonho. Este é um preceito básico geral, mas deve ser seguido ao pé da letra, se já existe um problema crônico, não de peça, no caso de diabetes.

"A atividade física ajuda a controlar a glicose no sangue", diz o endocrinólogo Rodrigo Lamounier, da Sociedade Brasileira de Diabetes. "Mas, sobretudo, entre os pacientes do tipo 1, ou tratados com insulina, se precisa de maior atenção porque tanto o exercício ou o exercício, bem como o período nocturno, quando se podem desencadear episódios de hipoglicemia", apontou.

Ou o fato de que nem tudo são flores para aqueles que preferem a música com a lua no céu. Ou desempenho, por exemplo, tende a ser comprometido, especialmente se as atividades durante todo o dia exigem muitaenergia ou se a última refeição foi há muito tempo.


"Nesse sentido, ou o ideal é treinar quando a temperatura corporal é mais alta, antes ou depois do almoço e entre o início da noite até a faixa das 22 horas", orienta Marco Túlio de Melo. Mais uma vez, não há uso pesado colar pesado na academia e levantar-se cedo.

Comentários

Postagens mais visitadas